Codhab Sobradinho

 ___

 

Status: concurso de projeto

Ano: 2016

Autores: Vivian Brune, Bárbara Becker e Carla Demeterko

Localização: Sobradinho - DF


___

 

A cidade satélite de Brasilia, Sobradinho, foi o destino da população que construiu Brasilia mas não teve a chance de habita-la. Hoje, suas famílias e descendentes vivem longe da arquitetura da qual todo brasileiro se orgulha de ter como Capital do país. Acreditamos que para essa população há uma divida de viver numa arquitetura de qualidade.

 

O conceito que seguimos foi o de valorização da cultura tanto do nordestino e das outras que ergueram e ainda movem o plano piloto. Para isso, a área externa de cada apartamento traz a oportunidade dos habitantes de expressar sua particu- laridade. Na fachada, esses elementos criam uma aparência dinâmica e viram amostras da vida existente dentro das unidades ao permitir o abrigo de objetos pessoais, cores e texturas escolhidos por eles, o que traz características pró- prias a cada residência.

 

O edifício possui 72 apartamentos, com dois ou três quartos, organizados ao longo de três blocos de circulação vertical. A planta tipo se repete nos 6 andares, o dinamismo do prédio se da pela articulação da sacada que difere em cada unidade. Dois amplos corredores abertos atravessam a construção e permitem a ventilação das áreas úmidas, além de abrigar espaços ligados às áreas de serviço que funcionam como uma espécie de “quintal” para cada apartamento e área de convivência entre vizinhos.

 

O terraço de cada edifício abriga jardins e uma praça. Já no térreo, as diferenças de nível ao longo de todo o terreno são tratadas através de escadas, pequenos platôs e arquibanca- das, o que permite a fluidez entre os pilotis e a área que circunda os terrenos e permite a convivência dos moradores. O paisagismo é feito de plantas nativas do cerrado, seguindo o conceito de valorização da natureza brasileira.

 

Uma grelha de 3x3m distribuída por toda a extensão do terreno foi o gerador da planta tipo. Cada cômodo das unida- des corresponde a um módulo. Desta forma há um economia na construção, na medida que o prédio todo segue a mesma lógica construtiva e o mesmo padrão de dimensões. 

 

av. rep. argentina 1336 sl1403 | Curitiba